segunda-feira, 18 de abril de 2011

História - Capítulo 6 – Mudanças no Feudalismo (pg. 93 a 101)

A expansão das áreas de cultivo e as inovações técnicas contribuíram para um aumento significativo da produção de alimentos.
Inovações técnicas:
Ø  Charrua
Ø  Rotação trienal (introdução do sistema de cultura em três partes)
Ø  Utilização do cavalo para puxar o arado
Ø  Aprimoramento e a difusão dos moinhos acionados pela força do vento ou da água contribuíram para aumentar a velocidade e a qualidade da moagem do trigo
Com o aumento de alimentos, não havia mais necessidades de trabalhar na agricultura. Por causa disso muitos camponeses deixaram o campo em busca de outro meio de vida: alguns se tornaram mercadores ambulantes; outros foram trabalhar como artesões…
Rotas terrestres: Ligavam as cidades de onde eram transportadas as mercadorias
Feiras: Encontro dos mercadores de todos os locais da Europa. As feiras costumavam durar de 15 a 60 diase aconteciam uma vez por ano. Com o aumento do artesanato e do comércio, as cidades cresceram e outras surgiram.
Artesãos: Só podiam trabalhar se pertencesse a uma corporação, isto é, uma associação de profissionais do mesmo ramo de atividade. Cada corporação controlava o preço, a qualidade e a quantidade do que ia ser produzido e estabelecia as regras para o ingresso na profissão.
Comerciantes: Ligas, tendo como a mais rica: LIGA HANSEÁTICA.
Carta de Franquia: Documento pelo qual eles próprios passavam a administrar a cidade.
A força da igreja se devia, sobretudo, a sua organização e riqueza.
A igreja era a maior proprietária de terras do ocidente europeu, tornando-a poderosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário